May 232016
 

No dia 14 de Maio de 2016 tivemos a oportunidade de realizar um workshop / hackathon de projetos para a Internet das Coisas utilizando o framework Soletta na Unicamp junto ao grupo Computing 4 All.

Em busca de maior inclusão de gênero, @s participantes do evento precisariam ser compostos por ao menos 50% de gênero feminino, objetivo alcançado graças ao empenho da professora Dra. Juliana Borin e outras participantes do grupo. Também fizemos algumas escolhas para a condução do evento que poderiam contribuir após lermos alguns posts, especialmente um sobre hackathons realizados pelo time do Spotify.

Com o iminente release V1 do projeto, este evento nos deu a oportunidade de ver quão perto chegamos do objetivo de ter protótipos de um produtos para a Internet das Coisas em poucas horas. Foram utilizadas placas Intel® Galileo Gen 2 e componentes do Grove Kit, entre outros. Além de desenvolvedores do Soletta, que contribuiram com pequenas apresentações e tirando dúvidas, também estiveram presentes alguns designers do Intel-OTC acompanhando a experiencia dos usuários.

Com duração de 4 horas, naturalmente os participantes não chegaram a protótipos muito complexos. Porém foi tempo suficiente para conseguirem fazer a montagem e programação de projetos que fizessem uso de I/O (botões, sensores) e alguma exposição de dados via HTTP. Além de um feedback positivo, também conseguimos identificar alguns pontos de dificuldades que serão tratados antes do primeiro release do Soletta.

Sorry, the comment form is closed at this time.