Dec 042011
 

Dentre as várias atividades do Laboratório Hacker de Campinas (LHC), devido ao seu caráter prático, e normalmente de formato mais acessível para iniciantes em um tema, creio que as oficinas sejam a melhor forma de atrair mais pessoas para nosso espaço. E nos dias 19, 20, 26 e 27 de Novembro, realizamos a oficina gratuita “O que é o Arduíno?” na sala de Internet Livre do SESC Campinas.

Durante os quatro dias, eu e o Rafael Antognolli estivemos compartilhando informações com cerca de 20 pessoas que participaram da oficina. Os participantes eram bem heterogêneos,  variando de 7 a “muitos” anos, alguns sendo programadores ou alunos de mecatrônica  enquanto outros não tinham nenhum conhecimento técnico. Também contamos com a  colaboração do Alejandro, Celso, Leandro (acidx) e Thadeu Cascardo, membros do LHC, que apareceram em alguns destes dias, dando uma dinamicidade muito legal para a oficina.

Foto da Oficina no Sesc

Foto da Oficina no Sesc

O evento não exigia matrícula, e a maioria das pessoas que participaram simplesmente  estavam passando pelo local e decidiam aprender um pouco. Desta forma, a oficina tinha uma função muito introdutória, demonstrativa, com foco em pequenos projetos que  pudessem ser concluídos em pouco tempo ao invés de um grande projeto a ser desenvolvido por horas. Assim, foram feitos exemplos de uso de leds, sensores de luminosidade e de distância, botões, potenciômetros, servo motores e emissão de som com piezoelétricos.

Após algumas  montagens esses elementos eram unidos para gerar projetos um pouco mais elaborados. No fim iniciamos a montagem de um carrinho que se esquivaria de obstáculos, porém este não foi concluído. Possivelmente seguiremos com ele nas atividades da Introdução ao Arduino, às terças.

Para quem não conhece o Arduino, é uma plataforma de hardware livre, projetado com um microcontrolador de placa única, possui ambiente de desenvolvimento e linguagem de programação própria, que é semelhante ao C++. Possui várias bibliotecas que fazem com que a interação com os mais variamos componentes se torne muito simples. Por isso tem sido usado por artistas e hobbystas.

Um bom ponto de partida para os interessados, é a página do projeto.

  One Response to “Oficina sobre Arduino no SESC Campinas”

  1. Olá.

    Que pena, eu perdi o evento.
    Irei começar a estudar arduíno agora. Já possuo certo conhecimento em microcontroladores pois já trabalhei com PIC.

    Por acaso conhece algum lugar aqui de Campinas que venda placas arduíno por um preço razoável?

    Se vc tiver alguns tutorias publicados de arduíno também, por favor, me avisa.

    Obrigado!!

Sorry, the comment form is closed at this time.