Jun 042012
 

No sábado, dia 26 de Maio, ocorreu a primeira edição da Tosconf, a conferência do Laboratório Hacker de Campinas. O evento ocorreu na própria sede do hackerspace, e contou com uma grade de palestras bem variada.

Foram 11 palestras, algumas mais filosóficas e políticas como cerceamento de liberdade na internet (JS Bueno), sobre rádio digital (Diniz), palestras técnicas sobre o Android (Rodrigo Chiossi) e Tizen (eu), até informações sobre como sobreviver à um ataque de zumbis, ministrada pelo Antognolli. Contamos inclusive com a participação de Richard Stallman, explicando o software livre e discutindo com o público a importância da liberdade para os usuários (agradecemos ao Alexandre Oliva por levá-lo). O cronograma completo está na página da Tosconf.

Ao todo, aproximadamente 60 pessoas passaram pela conferência, dentre elas membros do LHC, do Garoa, da Free Software Foundation, da Free Software Foundation Latin America, do Saravá, do CTI Renato Archer, desenvolvedores de varios projetos de software livre e curiosos no geral. Além de ver as palestras, parte do pessoal aproveitou para conhecer o espaço e se entrosar mais com os outros participantes.

Durante a palestra sobre desenvolvimento de aplicativos web com o Tizen, mostrei a arquitetura da plataforma, citando alguns do projetos envolvidos e explicando com um pouco mais de ênfase as Enlightenment Foundation Libraries. Depois dei algumas referências sobre instalação e fiz uma sessão mão-na-massa rodando o Tizen SDK, criando um “Hello World”. Este foi então emulado e passado para um dispositivo de desenvolvimento rodando o Tizen.

Sem dúvidas, temos muito a aprimorar em questões como organização e divulgação, mas considerando nossas restrições de recursos e tempo, foi um evento muito positivo para o hackerspace. Parabéns a todos os membros do LHC que puxaram o evento, e em especial para o Leandro. Nos vemos na próxima Tosconf.

Fotos tiradas pela Narinha, que promete disponibilizar mais fotos do evento em breve =)

Sorry, the comment form is closed at this time.